top of page

A EACH e a Universidade de São Paulo

Praça do Relógio - Cidade Universitária.

Após estudo realizado, em 2001, pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulista – CRUESP surgiu a ideia da criação de uma nova unidade de ensino, cujo objetivo era ampliar a oferta de vagas no sistema público.

A partir de 2002, a Universidade de São Paulo começou a estudar a possibilidade de expandir a oferta de vagas, e logo se optou pela zona leste de São Paulo, região com mais de quatro milhões de habitantes e pouco acesso às universidades públicas.

Após um imenso trabalho de pesquisa e de discussões dentro da própria universidade e organizações comunitárias da Zona Leste, decidiu-se que o projeto seria implantado em área disponível do Parque Ecológico do Tietê, situada em Ermelino Matarazzo, às margens da Rodovia Ayrton Senna e próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Esse novo campus abrigaria uma unidade integrada com cursos das áreas de Humanidades, Artes e Ciências, ainda não oferecidas pela USP da Zona Oeste.

A Universidade de São Paulo é uma das maiores e mais aclamadas universidades do Brasil. Todos os rankings mundiais colocam a USP no topo da lista da América Latina e entre as primeiras colocações mundiais. Esse desempenho, gerado ao longo de mais de 75 anos de uma intensa busca pela excelência, permite à USP (fundada em 1934) integrar um seleto grupo de instituições de alto padrão mundial.
Sua graduação é formada por cerca de 240 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 40 unidades e oferecidos a quase 57 mil alunos. Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diferentes campi, localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Pirassununga, Bauru e Lorena, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços, em diferentes municípios.

Campus USP LESTE - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma pesquisa com os alunos do Ensino Médio das escolas públicas e privadas da região da Zona Leste sobre novos cursos que, eventualmente, poderiam ser oferecidos na nova unidade. De acordo com os resultados dessa pesquisa e após várias discussões internas na Universidade, foram aprovados pelo Conselho de Graduação, e demais órgãos competentes, a criação de dez cursos, a saber: Ciências da Atividade Física, Gestão Ambiental, Gerontologia, Gestão de Políticas Públicas, Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Marketing, Têxtil e Moda, Sistemas de Informação e Obstetrícia. Em 2004, foi realizado o primeiro vestibular para o preenchimento de 1.020 vagas para o início das atividades acadêmicas em 2005.

Nesse primeiro processo seletivo inscreveram-se 5894 candidatos (5,78 candidatos por vaga). Assim, em 27 de fevereiro de 2005, foi inaugurada a primeira etapa das obras da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP, que apresenta características diferenciadas, cursos inovadores, propostos para contribuir na solução de problemas emergentes da região, o que expande novos conhecimentos para a sociedade em geral.

Texto de autoria de Gleidmara Amorim Silva e Célia Regina Maganha e Melo.

Bacharelado em Obstetrícia - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo, São Paulo (SP), Brasil.

 

bottom of page